Secções
Entrar

Aumento dos registos de violência no namoro nas escolas

26 de novembro de 2016 às 10:04

Das 1.680 queixas que chegaram à PSP no ano passado, 963 foram feitas por ex-namorados e 717 por namorados

A PSP considera que o aumento dos registos criminais nas escolas está relacionado com a violência no namoro, que em 2015 aumentou quase oito por cento em relação ao ano anterior, registando um total de 1.680 participações. Dados enviados à agência Lusa indicam que a PSP recebeu 1.680 queixas por violência no namoro em 2015, mais 130 do que em 2014, quando chegaram a esta força de segurança 1.550.

A PSP refere que a violência no namoro é a categoria criminal "responsável pelo aumento do total de registos criminais nos estabelecimentos de ensino". No ano lectivo 2015/2016, a PSP registou 4.102 ocorrências criminais nas escolas, mais 172 do que no ano lectivo anterior, quando se verificaram 3.930 participações.

A violência no namoro acontece mais entre ex-namorados. Das 1.680 queixas que chegaram à PSP no ano passado, 963 foram feitas por ex-namorados e 717 por namorados.

Os casos de violência no namoro aumentam, ao mesmo tempo que a PSP realiza um maior número de acções de sensibilização nas escolas.

No último ano lectivo, a Polícia de Segurança Pública realizou 447 acções de sensibilização sobre violência no namoro e doméstica junto dos alunos, mais 145 do que no ano lectivo 2014/2015, número que também tinham aumentado mais do dobro no ano escolar anterior.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela