Secções
Entrar

App do Governo passa a permitir pedidos de renovação do Cartão de Cidadão

Negócios 10 de abril de 2025 às 14:48

A aplicação Gov.pt, da Agência para a Modernização Administrativa, já permite renovar o Cartão de Cidadão à distância e sem necessidade de deslocação ao balcão do registo. Adesão às faturas sem papel também disponível.

Os cidadãos que pretendam renovar o Cartão de Cidadão poderão fazê-lo através da aplicação Gov.pt, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), indicou esta entidade em comunicado. A nova funcionalidade foi apresentada esta quarta-feira no evento "PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal", organizado pela AMA.

Chave Móvel Digital, cartao de cidadao

A app, recorde-se, permite aos cidadãos autenticar-se nos portais e serviços da administração pública e manter uma carteira de documentos digitais, que dispensa a pessoa de transportar consigo os vários documentos. É o caso do próprio cartão de Cidadão, mas também da carta de condução, certificado de matrícula, seguro automóvel, cartão da ADSE, entre outros. Em formato digital, têm o mesmo valor jurídico dos documentos em formato fisico.

Refira-se ainda que também a adesão às faturas sem papel pode agora ser efetuada através da aplicação.

Para usar a app, o cidadão precisa de ter a chave móvel digital, que pode ser ativada através da própria aplicação. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela