Secções
Entrar

Andor que matou homem poderá ter caído devido ao vento

13 de setembro de 2015 às 15:45

Vítima mortal tinha 61 anos. Incidente ocorreu durante as festas da Senhora da Pena, Vila Real

O comandante dos bombeiros da Cruz Verde disse que poderá ter sido o vento que provocou a queda do andor na Senhora da Pena, em Mouçós, Vila Real, que levou à morte de um homem de 61 anos. Miguel Fonseca referiu que a vítima mortal é um homem de Viseu, que terá vindo participar naquela que é das maiores romarias da região transmontana, a Senhora da Pena.

O acidente terá ocorrido, segundo o responsável, devido ao vento e que terá tombado um dos andores da procissão, o segundo maior a seguir ao da Senhora da Pena, a maior atracção desta romaria.

Resultaram ainda dois feridos ligeiros. O alerta foi dado às 12h46 e no local esteve uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real, os bombeiros da Cruz Verde e a GNR. 

Miguel Fonseca disse ainda que a mulher da vítima mortal ficou em choque e foi transportada para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Senhora da Pena é a maior romaria da região e é conhecida por ter um dos maiores andores do país, que chega a ultrapassar os 20 metros de altura e a pesar cerca de duas toneladas. São necessários pelo menos 80 homens para o transportar.

Na altura do acidente, estariam a ser realizados os últimos preparativos para a procissão que, tradicionalmente, é feita à tarde.  A Comissão de Festas da Senhora da Pena, Vila Real, decidiu manter a procissão mas apenas com os andores mais pequenos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela