Secções
Entrar

38 cães retirados de uma habitação de Vila Franca de Xira

22 de março de 2018 às 19:45

Os animais foram encaminhados para o canil municipal.

Trinta e oito cães foram esta quinta-feira retirados de uma habitação em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, pela PSP, e encaminhados para o canil municipal, disse hoje à agência Lusa fonte do executivo camarário.

1 de 10
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A retirada dos animais, "de forma coerciva", por elementos da PSP e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira resultou de "uma sequência de denúncias", de vizinhos, de "maus cheiros e ruído", segundo explicou à Lusa a vereadora com o pelouro da Acção Social, Fátima Antunes.

"Trata-se de uma senhora com problemas de saúde mental. Já há algum tempo que nos tinham chegado queixas de maus cheiros e de ruído e, desde aí, que a Câmara fez várias diligências, para verificar a situação, mas ela nunca nos tinha aberto a porta", justificou.

A autarca explicou que a oportunidade para comprovar a existência dos animais foi quando a proprietária esteve internada no hospital: "Aí os técnicos puderam comprovar e solicitar as autorizações necessárias para se poder actuar", apontou.

Os 38 cães (30 adultos e oito cachorros) foram encaminhados para o canil de Vila Franca de Xira, onde "serão tratados até terem condições de ser adoptados".

Já a proprietária dos animais, uma septuagenária, encontra-se actualmente internada num lar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela