Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
28 de maio de 2014 às 16:57

As eleições europeias e o futuro do PS

Depois de todos os apelos de Seguro para que os portugueses condenassem o Governo nas urnas, estes não podiam ter sido mais esclarecedores quanto à avaliação que fazem da actual liderança socialista. E, com isso, abriram caminho a António Costa

Marinho e Pinto: é o vencedor indiscutível das Europeias. Na sua estreia política, multiplicou por 10 o resultado eleitoral do MPT, elegeu dois (mais um do que CDS e BE) e abriu caminho para as legislativas, embora as presidenciais também sejam possibilidade tentadora. Apostou num discurso anti-sistema e vincou a imagem de justiceiro com que liderou a Ordem dos Advogados. Os portugueses, sabendo bem o que não querem, viram nele a melhor alternativa ao que talvez venham a querer. Marinho e Pinto terá, assim, a sua oportunidade. De se confirmar populista – como muitos se apressaram a apelidá-lo –, ou apenas popular como quer parecer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.