Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
27 de outubro de 2015 às 08:00

Radicais livres

Existe apenas uma vantagem no extremar de posições: estas duas semanas têm sido um verdadeiro espanador do "politicamente correcto"

No Verão de 1961, numa cave da Universidade de Yale, EUA, o psicólogo social Stanley Milgram conduziu um teste sobre os mecanismos da obediência. O estudo procurava responder à pergunta: "Até que ponto estamos dispostos a obedecer a ordens de uma figura de autoridade, mesmo que essas ordens contrariem a nossa consciência?" No teste, um voluntário desconhecido era instruído a dar choques eléctricos cada vez mais potentes a outro desconhecido (na realidade, um colaborador de Milgram) cada vez que este respondesse de forma incorrecta a uma associação de palavras – os choques eram falsos e o colaborador, do outro lado de uma parede, fingia recebê-los, verbalizando dor e problemas cardíacos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".