Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
14 de abril de 2015 às 06:00

Caríssimo António Costa

Tu, que pelo ar de bonacheirice e larga passada deves pesar um bocadito mais, podias aprender duas ou três coisas com esta ave canora. Em primeiro lugar, a importância de voar alto. Isto não vai lá de bico fechado, a fingir que não se existe, vendo se alguém repara para depois renascermos das cinzas (quando deres por ela, as mesas de votos foram todas roídas pelo Coelho)

As tuas origens goesas, de nobre castabrâmane, deveriam facilitar-te a compreensão da importância dos pássaros no devir humano. Um deles, a mariquita-de-perna-clara, voa três dias ininterruptos sobre o mar, entre as florestas da América do Norte e os planaltos do Sul. É um ovíparo que, contrariando o nome, demonstra grande inspiração e coragem, apesar de uns singelos 12 gramas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.