Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
14 de abril de 2015 às 06:00

Caríssimo António Costa

Tu, que pelo ar de bonacheirice e larga passada deves pesar um bocadito mais, podias aprender duas ou três coisas com esta ave canora. Em primeiro lugar, a importância de voar alto. Isto não vai lá de bico fechado, a fingir que não se existe, vendo se alguém repara para depois renascermos das cinzas (quando deres por ela, as mesas de votos foram todas roídas pelo Coelho)

As tuas origens goesas, de nobre castabrâmane, deveriam facilitar-te a compreensão da importância dos pássaros no devir humano. Um deles, a mariquita-de-perna-clara, voa três dias ininterruptos sobre o mar, entre as florestas da América do Norte e os planaltos do Sul. É um ovíparo que, contrariando o nome, demonstra grande inspiração e coragem, apesar de uns singelos 12 gramas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.