Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
03 de julho de 2024 às 23:00

Os devotos dos votos

Tempo de eleições um pouco por toda a parte onde vivam seres humanos. E até desumanos. A grande questão continua a ser: apesar dos grandes princípios, o que acontece se maioria não deseja os nossos fins?

Uma velha discussão na Filosofia Política é sobre a “natureza” da “Democracia” e a essência da Demagogia. Esta, na tradição aristotélica, é a perversão daquela, assim como a oligarquia é a corrupção da aristocracia, e a Tirania o desvio da Monarquia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.