Sábado – Pense por si

Nuno Costa Santos
Nuno Costa Santos
30 de outubro de 2016 às 08:00

A ditadura da Pordata

Vivemos na histeria do ranking. As estatísticas aproximam de situações sociais, económicas, políticas e cívicas das cidades, vilas e regiões

Vivemos na histeria doranking. As estatísticas aproximam de situações sociais, económicas, políticas e cívicas das cidades, vilas e regiões. Mas acabou o tempo em que o tribuno, antes de falar de uma localidade e de quem nela habita, fechava o motor de busca e o computador e ia fazer uma visita ao sítio sobre o qual pretendia falar. Não só para fazer levantamentos de Excel. Para chegar mais longe pisava o terreno, sentava-se para ouvir as gentes, cruzava histórias e vivências. Confrontava a sua inquietação com as inquietações dos outros. E a bolsa também.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.