Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
26 de março de 2025 às 23:00

Encantadores de serpentes

Há quem pense que o caminho a seguir passa pela censura de conteúdos virtuais onde se promove a “masculinidade tóxica”, o que quer que isso seja. Ou, então, pela proibição de redes sociais e outros fóruns de delírio. Curiosamente, não é essa a lição que Adolescência oferece e só por isso merece ser vista.

CRESCER NUMA FAMÍLIA com dois elementos é o supremo luxo de que ninguém fala. Sobretudo quando descemos a escada social e económica. Aqui há uns anos, a socióloga Melissa Kearney escreveu um livro que inquietou a sua tribo nos Estados Unidos: The Two-Parent Privilege. É um dos melhores estudos sobre a matéria porque Kearney, apesar de "liberal" (no sentido progressista do termo), preferiu não torturar os dados empíricos para que estes confessassem uma narrativa "apropriada".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.