Sábado – Pense por si

Alexandre Pais
Alexandre Pais
01 de fevereiro de 2017 às 08:00

Uma pedrada no charco há 30 anos

“Nunca andes pelo caminho traçado. Ele conduz apenas até onde os outros já foram” – Alexander Graham Bell, cientista, inventor do telefone, 1847-1922

Em janeiro de 1987, a CEIG, uma cooperativa gráfica e editorial ligada ao Partido Socialista – e candidata, sem êxito, à TV privada que surgiria anos depois – lançou aÉlan. Tratava-se de uma revista mensal que expunha, com algum pudor inicial, corpos femininos parcialmente nus, e que foi por isso apelidada dePlayboydos socialistas, embora do seu conteúdo fizessem também parte artigos de opinião, contos, entrevistas, reportagens e temas de moda, desporto, viagens e artes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.