Sábado – Pense por si

Raquel Serejo Martins
Raquel Serejo Martins Escritora
26 de setembro de 2016 às 08:08

Mukashi mukashi

É assim que em regra começam as histórias no Japão. Esta não é uma história japonesa, nunca fui ao japão, não gosto de sushi, não me encanto com as cerejeiras em flor

Mukashi mukashi. É assim que em regra começam as histórias no Japão. Esta não é uma história japonesa, nunca fui ao Japão, não gosto de sushi, não me encanto com as cerejeiras em flor, nunca vesti um kimono, gostava de despir um kimono ao caso a uma mulher, parece-me que não é preciso tanta cerimónia para beber um chá, achei graça quando soube que para os japoneses é educado ou polido, à mesa, fazer barulho de sucção ao comer a sopa, não achei graça quando soube que são o maior consumidor de carne de baleia do mundo, de resto gosto de saquê, de kamikazes, em regra traduzido como "vento divino", kami significa "deus" e kaze "vento", eu gosto de lhes chamar tipos com túbaros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.