A liderança do futuro e do agora
Mafalda Almeida
05 de julho de 2020

A liderança do futuro e do agora

Os Líderes das empresas, das equipas, das pessoas, de todos nós, tiveram de olhar para dentro deles mesmos, e quem sabe, lidar com inseguranças e medos pela primeira vez.

O estilo de Liderança que se previa para o futuro está a acontecer agora. A situação pandémica que enfrentamos acelerou processos, decisões, metodologias. Acelerou a reinvenção de pessoas e de empresas, e por isso gosto de dizer que a Liderança do futuro é de facto a Liderança de agora.

Os Líderes das empresas, das equipas, das pessoas, de todos nós, tiveram de olhar para dentro deles mesmos, e quem sabe, lidar com inseguranças e medos pela primeira vez. Uns tiveram tempo para isso, e outros foram colocados à prova de uma forma como nunca tinham sido. Tudo isto obrigou o Líder a olhar para dentro, a analisar, a questionar, a decidir. Fez parte (e ainda faz) do processo de crescimento e de criação da Liderança do Futuro.

O que significa então "Liderança do futuro e do agora"? Significa acima de tudo tomar consciência de que tudo mudou no que diz respeito ao factor humano. Desde equipas e empresas inteiras em layoff, passando pelo trabalho hercúleo de outras equipas a garantir uma
entrega que se estimava ser realizada pelo dobro dos colaboradores (em tempos "normais), que nunca voltarão).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login