Sábado – Pense por si

Catarina Caria
Catarina Caria Analista de Política Internacional
05 de junho de 2024 às 08:40

The Final Countdown

O Federalismo - esta palavra meio americana, que pede um "sim" ou "não" quase imediato de quem pergunta - é, para alguns pessimistas e "euro-drama kings" - uma ameaça à democracia na UE.

É já este domingo que os portugueses vão às urnas escolher os eurodeputados que representarão o país no próximo mandato legislativo do Parlamento Europeu.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.