O poder da Cor - Liderança e Comunicação
Todas as cores têm um significado, se repararem que uma pessoa normalmente anda mais com uma cor é porque, provavelmente, gosta desse sentimento. Quem usa as cores todas normalmente é mais emocional.
Vários estudos demonstram que as cores podem afetar a maneira como as outras pessoas nos percebem, nos mais variados contextos, e, surpreendentemente, as cores até podem mudar a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração. A escolha da cor das roupas ou dos acessórios deve ser tomada consoante os contextos, porque ela afeta a perceção dos outros, o humor e a produtividade, principalmente em contexto profissional.
Tente perceber sempre qual é a cor dominante da pessoa, percebendo-a consegue ter indicadores de qual é a direção que aquela pessoa geralmente toma. O vermelho está ligado ao poder, o azul-escuro à credibilidade, o azul-claro à paz e à serenidade, o verde à abundância, o amarelo à felicidade, o dourado à ostentação, o cor-de-rosa à jovialidade, o cinzento à falta de emoção, por isso é que as fábricas geralmente são pintadas de cinzento, para retirarem emoção aos colaboradores, lembrando-os de que estão lá é para trabalhar. O castanho está ligado a pessoas que consultam muita informação, tipo economistas e advogados. Isto não quer dizer que sejam analíticos, mas que trabalham mais com a questão da informação. Todas as cores têm um significado, se repararem que uma pessoa normalmente anda mais com uma cor é porque, provavelmente, gosta desse sentimento. Quem usa as cores todas normalmente é mais emocional.
Cores diferentes contam histórias diferentes sobre a personalidade de uma pessoa, seja na forma de vestir, no carro, nos objetos de decoração, cortinados, canetas... e ainda afetam o humor, comportamentos e níveis de stress.
Azul: Demonstra confiança e se forem tons mais claros de azul transmitem paz, calma e serenidade. O azul está associado à eficiência, inteligência e confiança. Quem gosta de vestir mais azul é mais calmo, valoriza a confiança e a credibilidade, é gentil, cortês e simpático.
Verde: É uma cor pacífica e melhora o bom humor. Quem gosta de verde tende a ser gentil, é atencioso e tem um coração mole. Eles lideram uma vida pública ativa e provavelmente são financeiramente estáveis.
Roxo: A cor está associada à criatividade e à arte. Quem gosta de roxo tende a ser mais emocional, sensível, sonhador, apaixonado e misterioso. São imprevisíveis e podem ser difíceis.
Vermelho: É a cor da paixão e do poder, transmite energia e excitabilidade. As pessoas que adoram usar o vermelho são um pouco egocêntricas e gostam de controlar e de dominar. No que toca à sedução, se usar um apontamento vermelho é percebido como sendo mais intensa e sensual.
Amarelo: Está associado à felicidade e ao rir. Aqueles que o usam são sonhadores, exploradores, ativos, criativos e viciados em alguma coisa. Eles estão sempre prontos para explorar e conquistar novos desafios.
Branco: É a cor da pureza. Simboliza liberdade, inocência e simplicidade. É uma cor neutra que pode ser usada por diferentes tipos de personalidade. As pessoas que têm o branco como cor de roupa preferida tendem a ser otimistas, têm o foco na limpeza e na perfeição. Valorizam a liberdade e novos começos na vida.
Cor-de-rosa: O cor-de-rosa é uma cor calma e quente e um poderoso sedativo. Quem gosta de cor-de-rosa tende a ser gentil, jovial, romântico, otimista e geralmente é boa pessoa. Valoriza o conforto.
Laranja: As pessoas que usam o laranja são alegres, otimistas, enérgicas e abertas a mudanças, também são ambiciosas e prudentes.
Preto: O preto mostra seriedade, é uma cor associada à força e à inteligência. Pessoas que gostam de se vestir de preto costumam ser ambiciosas e decididas. Escondem mais as suas emoções.
Castanho: Pessoas que usam o castanho tendem a ser estáveis, confiáveis e fortes. São respeitadas, racionais e inteligentes, podendo ser ligeiramente conservadoras e passivas.
Cinza: Quem se veste de cinza não gosta de atrair a atenção e prefere permanecer invisível, querendo ser neutro.
Pode usar o poder das cores para influenciar o seu estado emocional de forma subliminar. O azul e o verde são as cores que influenciam significativamente as emoções e a nossa eficiência. Se quiser potenciar a serenidade e a calma, olhe para o azul, porque o azul pode diminuir a frequência cardíaca, mas se quiser diminuir a ansiedade olhe para o verde, porque transmite abundância, por isso associamos a cor verde ao dinheiro. Uma combinação de azul e verde é melhor para enfrentar desafios profissionais. Sabendo o impacto das cores, fique a conhecer quais as melhores e as piores cores para o contexto profissional.
As melhores cores:
Vermelho: É a cor do poder e da paixão, ótima para emitir poder e energia, faz aumentar o metabolismo e a pressão arterial, razão pela qual não devemos exagerar na quantidade e usar só pequenos apontamentos. O vermelho em exagero pode ser percebido como um pouco hostil.
Preto: Esta cor transmite sentimento de mistério e seriedade. Também é considerada elegante e tem efeito adelgaçante. Se quer ser percebido como líder, focado e sério, o típico fato preto com um apontamento vermelho ou azul é poderosíssimo.
Azul: Esta é a cor da verdade e da sabedoria. Ele também tem um efeito calmante e está ligado ao intelecto. É também a cor mais estável. Portanto, se o seu local de trabalho é agitado e tenso, o azul é uma cor perfeita para vestir e neutralizar a tensão.
As piores cores:
Amarelo: É a mais alegre de todas as cores e geralmente estimula a alegria, no entanto é considerada uma cor instável e por esse motivo pode ser demasiado emocional para um contexto profissional, podendo dar a perceção de ser menos líder.
Cinza: Transmite ausência de emoções, por isso quem o usa é percebido como sendo uma pessoa passiva, não envolvida e com falta de energia. Este é um dos motivos de as fábricas usarem o cinzento como cor principal e até nalgumas fardas, para minimizar a emoção e aumentar a produção mecânica e repetitiva.
Roxo: Indica realeza e luxo. É também a cor da magia. No entanto, como o roxo raramente ocorre na natureza, também é considerado artificial. Um lenço, uma gravata ou uma bolsa de cor roxa pode ser uma adição subtil e agradável a qualquer roupa, mas o exagero vai criar a perceção de distância e arrogância.
Quando escolher uma cor que funcione, não hesite, use-a a seu favor e não contra si.
Técnicas de influência sem amor, não funcionam
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.
O poder da Cor - Liderança e Comunicação
Todas as cores têm um significado, se repararem que uma pessoa normalmente anda mais com uma cor é porque, provavelmente, gosta desse sentimento. Quem usa as cores todas normalmente é mais emocional.
O que o seu calçado diz sobre si?
Quando o cliente entra na loja, a primeira coisa que o lojista repara é nos sapatos, através deles consegue ter logo uma perceção mais clara do tipo de cliente que é.
É líder ou liderado?
Descubra se tem maior tendência para ser o líder ou para ser o liderado e leia sobre os sinais mais comuns de uma liderança menos poderosa e como resolver.
A linguagem corporal no amor. Decifre e conquiste no 1º Encontro
Nos primeiros quatro segundos é mais importante a aparência do que a competência. Para?impressionar no primeiro encontro, terá de «trabalhar» e melhorar primeiro estas duas características?não verbais: humor e autoestima.
Edições do Dia
Boas leituras!