Secções
Entrar
Nuno Tiago Pinto
05.05.2021

Bastidores: Homenagem de aniversário

Contamos as histórias desconhecidas das guerras pelas heranças milionárias. E na semana em que celebramos o 17º aniversário, homenageamos aqueles que ao longo do último ano foram e são verdadeiros pilares da sociedade portuguesa.

Um aniversário é sempre uma ocasião especial. Uma oportunidade para olharmos para o que fizemos no último ano e tentar imaginar o que faremos no futuro. Quando nos preparávamos para assinalar o 17º aniversário daSÁBADO, não pudemos deixar de pensar no ano difícil que o País passou e naquilo que ainda terá de enfrentar. Foi por isso que decidimos assinalar este aniversário com uma homenagem a 17 pessoas e instituições que foram e continuam a ser autênticos pilares da sociedade durante a pandemia ou que ajudaram os portugueses a lidar com o isolamento. Incluímos nesta lista responsáveis como a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, o coordenador da task force para a vacinação, almirante Gouveia e Melo - que disse à jornalista Lucília Galha estar a "adorar" o desafio. Falámos com médicos e especialistas que nos acompanharam no último ano. E ouvimos vozes como a de Martim Ferreira, que criou o Vizinho Amigo para ajudar as pessoas de risco nas compras diárias e que tem hoje mais de 7.200 elementos; ou a de Inês Sales, membro da direção da União Audiovisual, criada no início da pandemia para apoiar com bens alimentares e de primeira necessidade todos os profissionais do setor cultural, que descreveu à repórter Sónia Bento a sensação gratificante de dar a mão a quem precisa. Obrigado a todos.


Heranças milionárias
Ao preparar o texto de capa desta edição sobre as guerras por heranças milionárias, a redatora principal Ana Taborda deparou-se com a história de um dos bens mais disputados da herança de Anna de Araújo de Sommer, mãe do milionário António Champalimaud: um Mercedes 220 S de 1963. Em 2003, então com 24 anos, Rui Espada enviou por carta uma oferta pelo veículo (1.875 euros), parte do inventário da herança. Quando a resposta - positiva - chegou, em 2009, o hoje empresário já nem se lembrava dele. Mas viajou de Évora para Lisboa para finalizar o negócio. Contudo, para sua surpresa, ao chegar descobriu que afinal havia outro interessado. Acabou então a fazer uma espécie de leilão privado no escritório do advogado Proença de Carvalho. Ganhou José Champalimaud, neto de Anna de Araújo de Sommer, mas Rui Espada não desistiu de ter um carro do género. Mais tarde comprou um Mercedes 220S, mas de 1964.

Boa semana.

Artigos Relacionados

Mais crónicas do autor
06 de janeiro de 2026 às 23:00

Cuidar do coração

Sabia que 80% dos casos de doenças cardiovasculares podiam ser evitados ou pelo menos adiados uma década? E ainda: a história do empresário António Quaresma; a moda dos microcasamentos.

29 de dezembro de 2025 às 23:00

Ganhar dinheiro em 2026

Pelo nono ano consecutivo, especialistas em finanças pessoais traçam as melhores estratégias para poupar e investir no próximo ano, além de lhe mostrar quais os erros a evitar

22 de dezembro de 2025 às 23:00

A família de Jesus

José, Maria e os irmãos de Jesus são o tema de capa de uma edição que chega até si um dia antes do Natal. Numa semana em que viajámos de Cabeça Gorda, no Alentejo – o epicentro de uma rede de exploração de imigrantes – até ao Porto, para entrevistar o tenista Francisco Cabral.

16 de dezembro de 2025 às 23:00

A saga da família Roquette

Vieram de França, no século XVII, e já vão na 14ª geração São mais de 2.300 Roquettes, do boémio Rafael ao tenente da Torre de Belém e ao cónego Ignácio, autor de um famoso manual de etiqueta.

09 de dezembro de 2025 às 23:00

Como preparar a reforma

O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.

Mostrar mais crónicas
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!