Sábado – Pense por si

Queda de helicóptero Black Hawk nos EUA mata três soldados

O helicóptero emitiu um pedido de socorro nove minutos após ter descolado.

Os três soldados da Guarda Nacional que seguiam a bordo de um helicóptero Black Hawk que se despenhou esta quinta-feira nos Estados Unidos morreram, avançou o governador do estado do Minnesota, Tim Walz.

O helicóptero caiu perto de Pearl Lake depois de perder o contacto com a base, o que aconteceu pouco depois de ter descolado de St. Cloud, para um voo de teste.

Segundo o sargento da Guarda Nacional do Minnesota Blair Heusdens, o helicóptero emitiu um pedido de socorro nove minutos após ter descolado.

A base da Guarda Nacional do Minnesota, perto do Aeroporto Regional de St. Cloud, está em operação desde 2009, com helicópteros Black Hawk e Chinook.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.