Sábado – Pense por si

Presidente da Polónia testou positivo à Covid-19

Porta-voz do chefe de Estado garante que Andrzej Duda "está bem". Polónia, tal como grande parte da Europa, tem vindo a testemunhar um grande aumento do número de casos.

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje o porta-voz do chefe de Estado.

"Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar a presença de coronavírus [SARS-CoV2]. O teste deu positivo. O presidente está bem", escreveu Blazej Spychalski na rede social twitter.

A Polónia está a enfrentar um recrudescimento da pandemia tal como outros países do mundo.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.