Sábado – Pense por si

Oposição venezuelana acha improvável realização de eleição

Freddy Guevara disse que considera difícil que o Governo realize a eleição da Assembleia Nacional Constituinte, no domingo, porque “não tem controlo” do território

O deputado da oposição venezuelana e vice-presidente do Parlamento, Freddy Guevara, disse na terça-feira que considera difícil que o Governo de Nicolás Maduro realize a eleição da Assembleia Nacional Constituinte, no domingo, porque "não tem controlo" do território.

"Não podem sequer garantir a instalação de um processo eleitoral (…), vocês não são um Estado, não têm controlo do vosso território", disse sobre o Governo venezuelano ao recordar que o Conselho Nacional Eleitoral estabeleceu novos centros de votação para prevenir possíveis cortes de estradas no dia da eleição.

De acordo com Guevara, os novos centros de votação vão facilitar a fraude por falta de protocolos de segurança, e vão permitir que um eleitor exerça o sufrágio em mais de uma ocasião.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.