Sábado – Pense por si

Morreu ex-Presidente uruguaio "Pepe" Mujica aos 89 anos

Lusa 13 de maio de 2025 às 20:51
As mais lidas

Apelidado como "o presidente mais pobre do mundo", Mujica revelou no início deste ano que um cancro no esófago se tinha espalhado e que o seu corpo envelhecido já não tolerava o tratamento.

O ex-Presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, símbolo da esquerda latino-americana, morreu hoje aos 89 anos, informou o atual chefe de Estado, Yamandu Orsi,

AP Photo/Natacha Pisarenko

"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso camarada ‘Pepe’ Mujica. Presidente, ativista, líder e guia. Vamos sentir muito a sua falta, meu velho", escreveu Orsi na rede X.

Apelidado como "o presidente mais pobre do mundo", Mujica revelou no início deste ano que um cancro no esófago, diagnosticado em maio de 2024, se tinha espalhado e que o seu corpo envelhecido já não tolerava o tratamento.

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro