Sábado – Pense por si

Ao minuto

Morreu a rainha Isabel II. Acompanhe as reações em direto

A rainha estava rodeada dos filhos. Tinha 96 anos e reinou durante mais de 70 anos.

A rainha Isabel II morreu aos 96 anos, esta quinta-feira. Carlos é o novo rei do Reino Unido.

Rainha Isabel II
Rainha Isabel II
Ao Minuto Atualizado 08 set 2022
08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 22:11
Lusa

Cavaco elogia exemplo de serviço

O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, prestou hoje homenagem à Rainha Isabel II, enaltecendo o seu "sentido de dever e serviço" ao longo de um "reinado ímpar", cujo exemplo "deve guiar todos os que exercem funções públicas".

"Neste momento histórico e de grande pesar, presto a minha homenagem a Isabel II, cujo exemplo de dedicação e serviço deve guiar todos os que exercem funções públicas", pode ler-se numa nota assinada por Cavaco Silva enviada à agência Lusa, poucas horas depois do anúncio da morte da monarca britânica.

Para o antigo chefe de Estado português, "a partida da Rainha Isabel II, no fim de um reinado ímpar em transformações sociais, económicas e políticas na Europa e no Mundo", é um momento para se refletir "sobre o sentido profundo de serviço que marcou a sua vida, em que relevou uma notável sabedoria".

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 21:04

Liz Truss soube da morte da rainha às 16h30

A primeira-ministra Liz Truss foi informada da morte da rainha Isabel II pelas 16h30, cerca de duas horas antes de ser feita a confirmação oficial da morte da monarca. 

O aviso foi feito pelo secretário pessoal da rainha, Simon Case.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 20:36

Como a rainha vai ser levada para Londres

O corpo da rainha vai ser transladado para Londres através do comboio real.

Leia todo o protocolo da "Operação unicórnio"

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:56

Boris Johnson: "Este é o dia mais triste"

O antigo primeiro-ministro britânico lembra o sorriso da rainha Isabel II, "em vários aspectos a melhor monarca da nossa história".

Boris Johnson escreve ainda que este é "o dia mais triste" para o Reino Unido, o dia em que se despedem da rainha com o maior reinado da sua história.

Statement on the death of Her Majesty Queen Elizabeth II (3/3) pic.twitter.com/yHPiUfBWlH

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:49

Von der Leyen envia condolências à família real

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu à morte de Isabel II, lembrando que a rainha era uma das "pessoas mais respeitadas do mundo".

No comunicado endereça condolências à família real e lembra a rainha como "um faro de continuidade face a grandes mudanças, nunca deixando de mostrar calma e dedicação que conferiram força a milhares".

It is with deep sadness that I have learned of the passing of Her Majesty Queen Elizabeth II.

She was the world’s longest serving Head of State and one of the most respected personalities worldwide.

I offer my heartfelt condolences to the Royal Family and the British people. pic.twitter.com/6ASDFGSk43

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:46
Lusa

Costa salienta papel histórico da rainha

 O primeiro-ministro português afirmou que recebeu com tristeza a notícia do falecimento da rainha do Reino Unido, Isabel II, considerando que os seus 70 anos de reinado marcaram a história britânica desde a II Guerra Mundial.

"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de sua majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a segunda grande guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido", escreveu António Costa na sua de Twitter.

É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a segunda grande guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:23
Lusa

António Guterres homenageia "dedicação longa e inabalável" ao povo

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse hoje estar "profundamente triste" com a morte da rainha Isabel II, prestando uma homenagem à sua "dedicação longa e inabalável" em servir o seu povo.

"Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II [Isabel II], Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Estendo as minhas sinceras condolências à sua família enlutada, ao Governo e ao seu povo e à Comunidade das Nações mais ampla", disse Guterres em comunicado.

Com o reinado mais longo do Reino Unido, a rainha "era amplamente admirada pela sua graça, dignidade e dedicação em todo o mundo", disse Guterres.

O secretário-geral das Nações Unidas considerou que Isabel II foi uma "presença tranquilizadora" ao longo de décadas de "mudanças radicais, incluindo a descolonização da África e da Ásia e a evolução da 'Commonwealth'".

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:20

Carlos assume o título de "Rei Carlos III"

O filho mais velho de Isabel II é o novo rei britânico. 

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:18

William e Kate lembram a rainha

As contas oficiais dos membros da família real já estão a reagir à morte da soberana. William e Kate já colocaram na sua página do Instagram uma imagem da rainha com a qual anunciaram a sua morte.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:12

Liz Truss lembra a rainha como "uma rocha" a que se ancorou o Reino Unido

A nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, empossada esta quarta-feira pela rainha, lembra Isabel II como "a rocha" a que se ancorou o Reino Unido durante sete décadas.

"É extraordinário como se manteve cheia de graça durante 70 anos", disse, reconhecendo ainda ter sido um "exemplo" para a própria Truss.

"Tocou a vida de milhões pelo mundo", recordou Truss, que apelou a que se celebrasse o legado deixado pela rainha. 

Deixou ainda vivas ao novo rei, Carlos, garantindo a sua lealdade ao novo monarca. "Deus salve o rei", terminou.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:09

Rei Carlos: "A morte da minha amada mãe, rainha, é um momento de grande tristeza para mim"

O novo rei britânico, Carlos, emitiu uma nota de pesar. "Sei que a sua perda vai ser sentida pelo país inteiro, pelas nações, pela Commonwealth e por muitas pessoas no mundo inteiro"

"A morte da minha amada mãe, rainha, é um momento de grande tristeza para mim", pode ainda ler-se. 

"Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu vamos ser confortados e apoiados pelo nosso conhecimento de respeito e profundo carinho que todos tinham pela rainha", conclui.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 19:05

Marcelo lembra rainha como "exemplo de coragem"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembra a rainha como um "exemplo de coragem" e "inabalável sentido de serviço público", numa nota de pesar enviada ao rei Carlos, o filho mais velho de Isabel II. 

"Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida. Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado", pode ler-se na nota publicada no siteda Presidência da República.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 18:53

Carlos é o novo rei inglês

O filho mais velho da rainha Isabel II é o novo rei britânico.

Deslocar-se-á para Londres, a partir de Balmoral, amanhã, informou a família real.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 18:44

Mais de 70 anos de reinado

A rainha subiu ao trono aos 25 anos, numa altura em que o Império britânico estava a entrar numa fase de declínio.

A grande maioria dos britânicos vivos só conheceu esta rainha.

08 set 2022 08 de setembro de 2022 às 18:38
autor Diogo Barreto

A rainha Isabel II morreu aos 96 anos

"A rainha morreu de forma pacífica, em Balmoral, esta tarde. O rei e a rainha consorte vão ficar em Balmoral esta noite e regressam a Londres amanhã", pode ler-se num comunicado da família real.

Tópicos Isabel II
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".