Sábado – Pense por si

Libertado casal australiano detido no Irão por usar drone

05 de outubro de 2019 às 08:33
As mais lidas

O casal esteve detido durante três meses em Teerão pelo alegado uso de um 'drone' sem autorização. Jolie King e Mark Firkin regressaram a casa "com saúde e animados".

Um casal de turistas australianos, detido no Irão, foi libertado na sequência de "negociações muito delicadas" com Teerão, anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marise Payne.

Jolie King e Mark Firkin, oriundos de Perth, na costa oeste da Austrália, regressaram a casa "com saúde e animados", indicou.

Payne acrescentou que todas as acusações contra o casal foram retiradas.

O casal esteve detido durante três meses em Teerão pelo alegado uso de um 'drone' [aparelho aéreo não tripulado] sem autorização.

"Para Jolie e Mark, esta situação que viveram terminou e podem voltar para a família, o que é um grande alívio e alegria para todos", disse.

Em contrapartida, a académica da Universidade de Melbourne Kylie Moore-Gilbert continua detida no Irão, tendo sido acusada de espionagem.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.