Sábado – Pense por si

Identificados 1628 conteúdos terroristas na Internet em dois dias

A Europol detectou conteúdos terroristas e de extremismo violento, numa operação em cooperação com a Finlândia, Luxemburgo, Holanda e Interpol

A Europol anunciou hoje ter detectado cerca de 1628 conteúdos terroristas e de extremismo violento em 38 plataformas da Internet, numa operação de dois dias, em cooperação com a Finlândia, Luxemburgo, Holanda e Interpol.

As actividades de monitorização digital centraram-se principalmente na produção de material terrorista pelos meios de comunicação pertencentes ao Estado Islâmico e Al-Qaeda, conteúdo que tinha sido exposto em 38 plataformas 'online', explicou a Europol em comunicado.

As autoridades também encontraram conteúdos terroristas na `Darknet´, rede fechada e secreta de comunicação na Internet, utilizada para realizar actividades ilegais como propagada 'jihadista'.

A Unidade de Sinalização de Conteúdos na Internet da Europol é composta por especialistas, analistas e tradutores que formam uma equipa que se destina a lutar contra a propaganda terrorista em linha e outras actividades extremistas, actuando na "rápida eliminação" dos conteúdos presentes na rede.

No entanto, a supressão final do material identificado pelas autoridades comunitárias é voluntária por parte dos prestadores destes serviços 'online', de acordo com os seus próprios termos e condições.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.