Sábado – Pense por si

Guarda Costeira grega resgatou barco com 120 refugiados

Na operação participaram três embarcações da guarda costeira, que conduziram o barco à costa de Amoopi, na parte oriental da ilha

A guarda-costeira grega resgatou na passada noite uma embarcação de madeira com cerca de 120 refugiados a bordo, que tinha andado à deriva perto da ilha grega de Cárpatos, no arquipélago do Dodecaneso, no mar Egeu.

Um dos refugiados tinha lançado um alerta através do seu telemóvel para o 112, revelando que a embarcação tinha uma avaria técnica, informou a Guarda Civil.

Na operação participaram três embarcações da guarda costeira, que conduziram o barco à costa de Amoopi, na parte oriental da ilha, acrescentou.

Com o bom tempo aumentaram novamente as chegadas de barcos com migrantes às ilhas gregas, embora os números fiquem aquém da assinatura do acordo de devolução de refugiados entre a União Europeia e a Turquia em Março de 2016.

Actualmente, as chegadas variam significativamente de um dia para o outro, com jornadas nas que não se regista nem uma só chegada a outros em que se verificam mais de uma centena.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.