Sábado – Pense por si

Furacão Irma faz pelo menos 14 mortos

Mais dois furacões estão activos no Atlântico: o Jose e o Katia. Furacão destruiu a ilha de São Martinho. Veja os vídeos e as imagens

O furacão Irma matou pelo menos 14 pessoas. A contagem aumentou quando Ricardo Rossello, o governador do território norte-americano, anunciou as mortes de uma mulher de 79 anos, de uma jovem, e de um homem.

A idosa morreu depois de cair enquanto era transferida para um abrigo. A jovem foi electrocutada em sua casa e o homem morreu na sequência de um acidente de carro.

Em Porto Rico, 70% das casas estão sem electricidade e 50 mil pessoas não têm água, segundo o departamento de emergências da ilha. O departamento de Saúde indicou que 42% das instituições hospitalares da ilha estão operacionais e nelas estão a ser utilizados geradores eléctricos.

O Serviço Nacional de Meteorologia estimou entre 20 e 30 centímetros de altura o nível da água na zona montanhosa da região leste e até 20 centímetros ao longo do rio Grande Manatí. Espera-se que hoje se registem mais 12 centímetros, inclusive na zona oeste da ilha, pelo que foi emitido um aviso de inundações. O governador alertou para a possibilidade de deslizamentos de terra e de a água de afluentes fluviais transbordar, numa altura em que se registaram em San Juan ondas de até nove metros.

Em Anguilla e em Barbuda, registaram-se duas mortes. No território francês de São Martinho, morreram oito pessoas. Do lado holandês, confirma-se uma morte.O governo holandês, que governa São Martinho, partilhou um vídeo da destruição: 

A carregar o vídeo ...

O filho de Richard Branson, Sam Branson, partilhou no Instagram detalhes dos estragos na ilha Tortola (Ilhas Virgens Britânicas): 

Warning: This video is quite traumatic. Tortola today after #hurricaneirma. Most buildings completely destroyed. Many left homeless. Beyond tragic. My deepest wishes go to all those affected. Still no news from Virgin Gorda. #bvi #hurricaneirma #destruction #devastation #tragic #climatechange #hope

Uma publicação partilhada por Sam Branson (@bransonsam) a

Pela primeira vez em sete anos, há três furacões activos no oceano Atlântico: o Irma, que está agora nas Ilhas Turcas e Caicos e se dirige para as Bahamas e Flórida; o Katia, que está no Golfo do México; e o José, que se encaminha para a ilha Barbuda, Antigua, e Porto Rico.

11:00 AM AST Advisory/Advertencia #9: Hurricane/Huracán José. #prwx #usviwx pic.twitter.com/Fi075N8vO4

10:00 AM CDT Advisory/Advertencia #8: Hurricane/Huracán Katia. #prwx #usviwx pic.twitter.com/BBAp6QcASG

Hoje, o Irma já passou pela República Dominicana em direcção ao Haiti, com ventos de 290 quilómetros por hora. Veja o olho do Irma: 

Get a closer look at #Irma's eye with this 30-sec. visible imagery from #GOES16. Get the latest Irma info @ https://t.co/cSGOfrM0lG pic.twitter.com/EIQL1Vv9Ra