Sábado – Pense por si

França alarga estado de emergência até ao Euro'2016

Regime de excepção, decretado após os atentados terroristas em Paris em Novembro, vai abranger a Volta a França e o Campeonato da Europa que termina em Julho

O Governo francês vai propor ao Parlamento prolongar por dois meses o estado de emergência instaurado após os atentados de 13 de Novembro, de modo a cobrir o período do Euro'2016, anunciou o primeiro-ministro, Manuel Valls, esta terça-feira. O prolongamento do prazo irá cobrir também a Volta a França.

Este regime de excepção, decretado após os atentados terroristas em Paris, já tinha sido prolongado em Fevereiro por três meses, até 26 de maio.

O Governo quer agora estendê-lo até ao fim de Julho de modo a abranger o Campeonato Europeu de 2016, que se realiza em França de 10 de Junho a 10 de Julho.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.