Sábado – Pense por si

ETA oficializa dissolução e põe fim a toda a actividade política

A organização separatista basca ETA oficializou a sua dissolução total, após dezenas de anos de atentados em que fez mais de 800 vítimas mortais.

A organização separatista basca ETA oficializou esta quinta-feira a sua dissolução total e o fim da sua actividade política, depois de dezenas de anos de atentados em que fez mais de 800 vítimas mortais.

"A ETA desmantelou o conjunto das suas estruturas. A ETA declara que põe fim a toda a actividade política", afirma a organização, considerada "terrorista" pela União Europeia, numa "declaração final" publicada no jornal Berria e no portal da Internet Naiz.info.

A ETA assegura nesse texto que "não será mais um agente que manifeste posições políticas, promova iniciativas ou interpele outros actores" e faz acompanhar essa declaração com um vídeo em que se ouve a voz de uma série de históricos da organização.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.