Sábado – Pense por si

Angela Merkel reforça determinação no Acordo de Paris

As palavras da chanceler surgem na sequência do anúncio da retirada dos Estados Unidos da América do tratado sobre as alterações climáticas

A chanceler alemã, Angela Merkel, acredita que a União Europeia está "mais determinada que nunca" a tornar o Acordo de Paris num sucesso.  

Num discurso no parlamento alemão, Angela Merkel sustentou que a UE se encontra totalmente comprometida com o acordo que descreveu como "irreversível" e "não negociável", na sequência do anúncio da retirada dos Estados Unidos da América do tratado sobre as alterações climáticas.

As palavras de Merkel surgem nas vésperas da cimeira de líderes do G20, que vai ter lugar nos próximos dias 7 e 8 em Hamburgo.

A chanceler alemã advertiu ainda contra as tendências do "proteccionismo" e "isolacionismo" numa crítica velada ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Aqueles que acreditam que o proteccionismo e o isolacionismo" são a solução para resolver os problemas do mundo "estão a cometer um enorme erro", declarou Angela Merkel.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.