Sábado – Pense por si

Gays vão poder sair do armário na Índia

01 de julho de 2009 às 17:10

O governo indiano quer alterar a lei que há mais de 100 anos criminaliza a homossexualidade, para que os

gays deixem de ser perseguidos no país – apesar de nos últimos 20 anos terem sido poucas as acusações. O anúncio foi feito no início da semana, um dia depois de a comunidade gay ter organizado uma parada em várias cidades da Índia. Só em Nova Deli, mais de 2 mil pessoas desfilaram para exigir a alteração do Código Penal. A Amnistia Internacional diz que a homossexualidade é punida por lei em 75 países – em sete com pena de morte.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.