Sábado – Pense por si

130 migrantes encontrados em contentor frigorífico na Bulgária

Foram resgatados 38 homens, 33 mulheres e 58 crianças, escondidos atrás de uma palete de caixas de água gaseificada

Cerca de 130 emigrantes, que se supõe maioritariamente sírios, foram descobertos dentro de um contentor frigorífico na Bulgária, próximo da fronteira com a Turquia, indicou hoje o Ministério do Interior búlgaro, acrescentando que o condutor foi detido.

Uma porta-voz do ministério indicou que, dentro do contentor, transportado por um camião, foram resgatados 38 homens, 33 mulheres e 58 crianças, escondidos atrás de uma palete de caixas de água gaseificada junto à fronteira turco-búlgara, acrescentando que o estado de saúde dos migrantes não inspira cuidados.

O ministério búlgaro, porém, não adiantou o que sucedeu depois aos migrantes.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.