Secções
Entrar

Zelensky sugere entrega de mísseis Tomahawk em troca de drones

Luana Augusto 17 de outubro de 2025 às 18:07

Presidente ucraniano chegou esta sexta-feira à Casa Branca para se reunir com Trump. Entrega de mísseis Tomahawk será um dos temas em cima da mesa.

O presidente da Ucrânia chegou esta sexta-feira à Casa Branca para se encontrar com o homólogo norte-americano, Donald Trump, e debater o fim da guerra na Ucrânia. Numa conferência de imprensa, que aconteceu antes da reunião, Volodymyr Zelensky, disse que a ideia deste encontro era "pressionar Putin para a mesa das negociaçoes", apesar de acreditar que a Rússia não tenciona acabar com o conflito. "Tem de haver um cessar-fogo. Nós queremos, mas Putin não o deseja."
Zelensky e Trump discutem cessar-fogo e mísseis Tomahawk na Casa Branca AP Photo/Alex Brandon
Aos jornalistas, Volodymyr Zelensky confessou ainda estar pronto para se encontrar com Putin a qualquer momento e em qualquer tipo de "formato", mas lembrou que são necessárias garantias de segurança. "Sabemos o que é preciso para levar Putin à mesa das negociações. E como disse anteriormente, estamos prontos para falar em qualquer tipo de formato: bilateral, trilateral, nao importa." Já Donald Trump disse estar convencido de que ambas as partes querem acabar com a guerra e mostrou-se até empenhado em ajudar a alcançar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Garantiu até que "a guerra no Médio Oriente foi muito mais complicada". "O presidente Putin quer terminar com a guerra. Falei com ele ontem. E penso que o presidente Zelensky tambémo quer." Ainda nesta conferência de imprensa, o presidente ucraniano propôs que os EUA fornecessem mísseis Tomahawk à Ucrânia em troca de milhares de drones. "Precisamos te Tomahawk. Temos uma porposta a fazer", afirmou. Trump mostrou-se até interessado em fornecer estes mísseis, mas disse que espera poder acabar com a guerra sem recorrer a este tipo de armamento. Além disso, apontou que estão a ser feitos grandes "progressos". "Temos um grande leque de armas, [mas] preferiamos que a guerra terminasse." Neste mesmo encontro, o republicano deixou ainda elogios ao casaco de Zelensky - uma mudança que ocorreu depois de em fevereiro Donald Trump ter feito críticas à roupa com que o presidente ucraniano se apresentou na Casa Branca. "É muito estiloso, gostei."
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela