Secções
Entrar

Vulcão na Guatemala projecta nuvem tóxica de gás e cinzas

09 de junho de 2018 às 09:21

As autoridades ordenaram a evacuação de socorristas e moradores por causa de uma nuvem tóxica de gás e cinzas provocada pelo vulcão de Fogo, cuja erupção de domingo provocou pelo menos 109 mortos.

As autoridades da Guatemala ordenaram este sábado a evacuação de socorristas e moradores por causa de uma nuvem tóxica de gás e cinzas provocada pelo vulcão de Fogo, cuja erupção de domingo provocou pelo menos 109 mortos.

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A televisão guatemalteca mostrou as grandes colunas de fluxos piroclásticos (compostos por compostos por gases quentes, cinzas e pedras) projectados pelo vulcão, situado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, 50 quilómetros ao oeste da capital.

Moradores, socorristas e jornalistas que estavam perto do denominado "marco zero" foram desalojados por precaução.

A Polícia Nacional Civil (PNC) informou que está a controlar a entrada da cidade El Rodeo, em Escuintla, diante da nova actividade registada no vulcão.

Nas imagens divulgadas pelas televisões locais é possível ver que a cratera principal do vulcão está limpa e a coluna do fluxo piroclástico baixou alguns metros.

O material segue o curso do deslizamento do último domingo, de acordo com os jornalistas que se encontram na área.

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), acrescentou que, devido à nova actividade, muitos habitantes que tinham retornado às suas casas em El Rodeo foram novamente evacuados.

De acordo com o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), também foi registado um lahar até as ravinas Santa Teresa, Mineral, Taniluyá e Ceniz, que são afluentes dos rios Pantaleón e Achoguate.

O Insivumeh advertiu que este deslizamento transporta gases tóxicos, rochas de até três metros de diâmetro e troncos de árvores, o que afecta as comunidades próximas.

A Conred fez na sexta-feira um balanço de 109 mortos, 197 desaparecidos, 58 feridos, 12.407 evacuados, 3.710 acolhidos em abrigos e 1.713.617 afectados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela