Secções
Entrar

Vários países já entraram no novo ano

31 de dezembro de 2015 às 16:37

Depois de as ilhas de Kiribati e Samoa terem sido as primeiras a passar de ano, foi a vez da Austrália celebrar a entrada no novo ano com um grandioso espectáculo de fogo-de-artifício, seguido pela Nova Zelândia, Fiji e Tonga

Os habitantes de Sidney, na Austrália, entraram pelas 13h no ano de 2016, com um grandioso espetáculo de fogo-de-artifício, depois de as ilhas de Kiribati e Samoa ter sido as primeiras a passar de ano.

Quinze minutos depois de Kiribati e Samoa, foi a vez das 600 pessoas que habitam o arquipélago neozelandês de Chatham, a 680 quilómetros a sueste das principais ilhas da Nova Zelândia, se despedirem de 2015.

Pelas 11h de Lisboa chegou o ano de 2016 para os restantes habitantes da Nova Zelândia, Fiji e Tonga.

As autoridades da Nova Zelândia enfeitaram os edifícios mais emblemáticos do país para a ocasião e alguns, como o Sky Tower, em Aickland, uma torre com 328 metros de altura, proporcionou quatro horas de entretenimento, incluindo espetáculos de laser e fogo-de-artifício.

Já na Austrália, na histórica baía de Sidney, a entrada do novo ano foi marcada por uma cascata de fogo-de-artifício e um espetáculo de laser desenhado para a ocasião.

As autoridades locais esperavam que mais de um milhão de pessoas assistissem ao espetáculo, que começou várias horas antes da meia-noite.

Depois segue-se o resto do território australiano e o sudeste asiático nas despedidas a 2015.

As Filipinas receberam 2016 pelas 14h TMG (mesma hora em Lisboa), com o tradicional espetáculo de petardos e fogos-de-artifício para espantar os maus espíritos.

Outra das tradições é ter na mesa uma fruteira com 12 frutas diferentes, todas redondas, como símbolo de prosperidade durante os próximo 12 meses.

Uma hora depois foi a vez da Indonésia, Cambodja, Tailândia e Vietname entrarem em 2016.

Na capital vietnamita organizou-se, entre outras, uma celebração especial na praça Cach Mang Thang, frente ao edifício da ópera de Hanoi.

Apesar de os cambojanos, tailandeses e vietnamitas celebrarem o seu ano novo em datas distintas, também comemoram a passagem de ano do calendário gregoriano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela