Secções
Entrar

União Europeia e México com novo acordo sobre comércio

21 de abril de 2018 às 21:48

O acordo isentará de taxas "praticamente todo o comércio de bens" entre as duas partes. O México entrou assim para uma lista que inclui Canadá, Japão e Singapura.

A União Europeia (UE) e o México chegaram este sábado a um novo acordo sobre comércio e que isentará de taxas "praticamente todo o comércio de bens" entre as duas partes, informou, em comunicado, a Comissão Europeia.

1 de 4

"Praticamente todo o comércio de bens entre a UE e o México será agora isento de taxas, incluindo o sector agrícola. Os procedimentos aduaneiros mais simples beneficiarão ainda mais a indústria da UE, incluindo em sectores como os produtos farmacêuticos, as máquinas e os equipamentos de transporte", lê-se no comunicado do executivo comunitário.

O acordo estabelece também "regras progressivas sobre desenvolvimento sustentável", com as duas partes a comprometerem-se a "implementar efectivamente as suas obrigações" no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

"Será também o primeiro acordo comercial da UE a combater a corrupção nos sectores privado e público", lê-se na informação.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, comentou que o acordo de hoje foi firmado entre parceiros "dispostos a discutir, a defender os seus interesses enquanto, ao mesmo tempo, querem comprometer-se a atender às expectativas de cada um".

O México entrou assim para uma lista que inclui Canadá, Japão e Singapura, recordou Juncker.

Para a comissária responsável pelo Comércio, Cecilia Malmström, este é um "novo capítulo numa relação longa e frutífera" que dá um grande alento ao comércio e à criação de empregos.

"O acordo de hoje também envia uma mensagem forte aos outros parceiros de que é possível modernizar as relações comerciais existentes quando ambos os parceiros partilham uma crença clara sobre os méritos de um comércio aberto, livre e justo", considerou.

Por seu lado o comissário da Agricultura, Phil Hogan, notou que o acordo é "muito positivo" para o sector agroalimentar dos 28, ao criar novas oportunidades de exportação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela