Secções
Entrar

UE adopta meta obrigatória de 32% de energias renováveis até 2030

14 de junho de 2018 às 10:57

Bruxelas salientou estar criado um ambiente que permita acelerar o investimento público e privado na modernização e inovação de todos os sectores.

A União Europeia (UE) estabeleceu esta quinta-feira uma meta vinculativa de 32% de energia de fontes renováveis para 2030 e que pode ser revista em alta até 2023.

1 de 3
Foto: ullstein bild
Foto: REUTERS/Jon Nazca

O Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da UE chegaram esta quinta-feira a acordo sobre a proposta da Comissão Europeia e que estabelece uma meta obrigatória de 32% de energia obtida de fontes renováveis até 2030, um equilíbrio entre os 27% aprovados em Dezembro pelos Estados-membros e os 35% pedidos pelo PE.

O novo quadro regulamentar aprovado pelos co-legisladores inclui uma meta vinculativa em matéria de energias renováveis para a UE para 2030, de 32%, com uma cláusula de revisão em alta até 2023.

Até 2020, recorde-se, 20% da energia consumida tem que ser proveniente de fontes renováveis, que são as provenientes de recursos naturais (rios, vento, biomassa, Sol, ondas do mar e calor da Terra) que se renovam de forma natural e regular, de um modo sustentável, mesmo depois de serem usadas para gerar electricidade ou calor.

A Comissão Europeia já saudou o acordo entre o PE e o Conselho da UE, considerando que as novas regras adoptadas permitem ainda que a o bloco europeu "mantenha a seu papel de liderança na luta contra as alterações climáticas, na transição para uma energia limpa e no atingir dos objectivos traçados pelo Acordo de Paris".

Em comunicado, Bruxelas salientou também estar criado um ambiente que permite acelerar o investimento público e privado na modernização e inovação em todos os sectores chave.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela