Secções
Entrar

Ucrânia suspende exportações de açúcar, carne, sal e grão

Sofia Oliveira com Leonor Riso 09 de março de 2022 às 17:25

A Ucrânia proibiu a exportações de vários alimentos agrícolas, anunciou o Ministério da Agricultura do país.

O governo da Ucrânia proibiu as exportações de vários cereais como centeio, cevada e trigo sarraceno. O mesmo acontece com o açúcar, sal, carne e mel até ao final deste ano, noticiou a Reuters.

O comunicado feito pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da Ucrânia refere que, através da lei marcial, foram estabelecidas "novas regras para a exportação de uma série de produtos agrícolas". Roman Leshchenko, ministro da Agricultura, escreveu no Facebook que a proibição da exportação destes produtos servirá "para evitar a catástrofe humanitária na Ucrânia, a estabilidade do mercado e satisfazer as necessidades do público nos principais fornecimentos de alimentos (…)".
 
A Ucrânia é um dos países que mais contribui para o fornecimento de produtos agrícolas na Europa, segundo a Comissão Europeia. No entanto, devido à invasão militar russa, a segurança alimentar pode estar em risco e a subida dos preços é inevitável.

EPA/Vitaliy Hrabar
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela