Secções
Entrar

Ucrânia e Rússia trocam prisioneiros durante Páscoa ortodoxa

Lusa 16 de abril de 2023 às 10:52

Sede de Coordenação para o Tratamento dos Prisioneiros de Guerra avança que reclusos libertados têm idades entre os 21 e os 58 anos. Alguns estão feridos e perderam membros.

As autoridades ucranianas anunciaram o regresso a casa de 130 prisioneiros que estavam em cativeiro russo no âmbito de um intercâmbio por ocasião da Páscoa ortodoxa, que celebra hoje o Domingo da Ressureição.

Coordination Headquarters for the Treatment of Prisoners of War/via REUTERS

"Uma grande troca de prisioneiros pela Páscoa. Recuperámos 130 dos nossos. Aconteceu nos últimos dias em várias etapas. Militares, guardas fronteiriços, guardas nacionais, marinheiros e funcionários do Serviço Especial de Transportes do Estado", escreveu o presidente do gabinete presidencial, Andriy Yermak, na sua conta do Telegram.

Entre os libertados estão soldados e oficiais capturados nas frentes de Bakhmut, Soledar, Zaporijia e Kherson, acrescentou.

"Os nossos estão a voltar para casa. É Páscoa. A quintessência deste feriado é a esperança. É exatamente isto o que sentiram os familiares dos prisioneiros que esperaram por eles durante tanto tempo", disse Yermak.

"As vidas dos nossos têm para nós o máximo valor. Os heróis devem viver", acrescentou, citando palavras do presidente ucraniano Volodimir Zelensky.

Segundo a Sede de Coordenação para o Tratamento dos Prisioneiros de Guerra, os reclusos libertados têm idades compreendidas entre os 21 e os 58 anos e alguns estão feridos e perderam membros.

Esta instituição publicou na sua conta do Telegram fotos em que se vê alguns dos prisioneiros libertados a serem recebidos com abraços à chegada a território ucraniano e a posar com as bandeiras do país após saírem de um autocarro.

As autoridades ucranianas não informaram quantos prisioneiros de guerra russos foram libertados no âmbito deste intercâmbio.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela