Secções
Entrar

Ucrânia: Autoridades relatam um dos maiores ataques com drones sobre Zaporijia

Lusa 02 de janeiro de 2026 às 09:36

Embora não tenha havido vítimas, a capital da região de Zaporijia, que tem o mesmo nome, sofreu danos significativos.

O governador da região de Zaporijia, Ivan Fedorov, afirmou que a região foi alvo, nas últimas horas, de “um dos maiores ataques com drones” desde o início desta fase da guerra, que começou em fevereiro de 2022.
Ataque com drones atinge Zaporijia, Ucrânia AP
Fedorov sublinhou que, embora não tenha havido vítimas, a capital da região de Zaporijia, que tem o mesmo nome, sofreu danos significativos. “Durante o feriado de Ano Novo, o inimigo [Rússia] atacou implacavelmente Zaporijia e os seus arredores”, alertou Fedorov. O responsável ucraniano afirmou que nove drones atingiram casas, lojas e infraestruturas na cidade de Zaporijia, de acordo com uma mensagem que publicou na rede social Telegram. Fedorov referiu que a atuação das forças ucranianas e dos sistemas de defesa aérea impediu danos ainda maiores. “A defesa aérea evitou vítimas entre os moradores”, afirmou o governador regional. Esta é a segunda vaga de ataques na região, após os ocorridos na quinta-feira, que fez pelo menos 30 feridos. Durante a noite, as forças ucranianas identificaram 118 drones originários de território russo, dos quais 86 foram intercetados.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela