Secções
Entrar

Turquia expulsa fotojornalista francês detido há um mês

09 de junho de 2017 às 15:38

O presidente francês pediu no princípio de Junho a Erdogan, o regresso a França "o mais rapidamente possível" de Mathias Depardon

O fotojornalista francês Mathias Depardon, detido há um mês quando fazia uma reportagem no sudeste da Turquia, estava esta sexta-feira em trânsito para Istambul, de onde vai ser expulso para França, anunciou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

"O procedimento de expulsão de Mathias Depardon está em curso. Está num avião de Gaziantep para Istambul, e deve chegar a Paris hoje à noite", disse o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire.

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu no princípio de Junho ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, o regresso a França "o mais rapidamente possível" de Mathias Depardon.

Os advogados do jornalista pediram por seu lado a intervenção da Comissão Europeia para pôr fim à "detenção arbitrária" de Depardon.

A viver na Turquia há cinco anos, Depardon, um jornalista independente de 37 anos, foi detido a 08 de Maio em Hasankeyf (sudeste) quando fazia uma reportagem para a revista National Geographic.

De lá foi levado para Gaziantep, onde esteve detido até hoje, apesar de a decisão de expulsão ter sido anunciada a 11 de Maio.

As autoridades turcas acusaram-no de fazer "propaganda terrorista" por ter difundido em redes sociais fotografias de uma reportagem sobre o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, separatistas curdos), considerado terrorista pelo governo de Ancara.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela