Turquia expulsa fotojornalista francês detido há um mês
O presidente francês pediu no princípio de Junho a Erdogan, o regresso a França "o mais rapidamente possível" de Mathias Depardon
O fotojornalista francês Mathias Depardon, detido há um mês quando fazia uma reportagem no sudeste da Turquia, estava esta sexta-feira em trânsito para Istambul, de onde vai ser expulso para França, anunciou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
"O procedimento de expulsão de Mathias Depardon está em curso. Está num avião de Gaziantep para Istambul, e deve chegar a Paris hoje à noite", disse o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire.
O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu no princípio de Junho ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, o regresso a França "o mais rapidamente possível" de Mathias Depardon.
Os advogados do jornalista pediram por seu lado a intervenção da Comissão Europeia para pôr fim à "detenção arbitrária" de Depardon.
A viver na Turquia há cinco anos, Depardon, um jornalista independente de 37 anos, foi detido a 08 de Maio em Hasankeyf (sudeste) quando fazia uma reportagem para a revista National Geographic.
De lá foi levado para Gaziantep, onde esteve detido até hoje, apesar de a decisão de expulsão ter sido anunciada a 11 de Maio.
As autoridades turcas acusaram-no de fazer "propaganda terrorista" por ter difundido em redes sociais fotografias de uma reportagem sobre o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, separatistas curdos), considerado terrorista pelo governo de Ancara.
Edições do Dia
Boas leituras!