Secções
Entrar

Turismo da Austrália já perdeu 2,7 mil ME devido aos incêndios

21 de janeiro de 2020 às 11:25

As estimativas foram avançadas num relatório que contabiliza os milhares de cancelamentos de reservas internacionais de turistas já feitos, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

As perdas no setor do turismo daAustráliadevem chegar a 2,7 mil milhões de euros, devido aos incêndios florestais que devastam o país desde setembro, anunciou hoje o Conselho Australiano de Exportação do Turismo.

As estimativas foram esta terça-feira avançadas pelo organismo num relatório que contabiliza os milhares de cancelamentos de reservas internacionais de turistas já feitos, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

A indústria do turismo representa 3% do Produto Interno Bruto da Austrália, contribuindo anualmente com cerca de 80,4 mil milhões de euros para a economia, dos quais quase 28.000 milhões são provenientes do turismo internacional.

Parques naturais, estradas e até cidades costeiras e turísticas como Mallacoota, no sudeste da Austrália, foram fechados ou isolados devido à proximidade dos incêndios, que desde setembro destruíram mais de 100.000 quilómetros quadrados de terra, área superior ao tamanho de Portugal.

Para diminuir o impacto negativo sobre o setor, o Governo anunciou, no fim de semana passado, um fundo de recuperação para o turismo no valor de 47 milhões de euros para proteger a indústria e incentivar a chegada de visitantes.

A temporada de incêndios florestais, uma das mais severas e longas da Austrália, pode durar até março, quando o verão do sul termina, e, até agora, já causou a morte de 29 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela