Secções
Entrar

Trump suspenso do Facebook até 2023

Rita Pereira Carvalho 04 de junho de 2021 às 20:35

O ex-presidente norte-americano está proibido de utilizar o Facebook e o Instagram durante dois anos. A 7 de janeiro de 2023, a gigante tecnológica volta a avaliar o caso para perceber se ainda existe "risco para a segurança pública".

A conta do ex-presidente dos Estados Unidos foi suspensa pelo Facebook e assim deverá continuar até ao dia 7 de janeiro de 2023. Aliás, Donald Trump não poderá regressar nem ao Facebook, nem ao Instagram. E só voltará daqui a dois anos, avançou esta sexta-feira Nick Clegg, responsável de comunicação daquela rede social, "se as condições assim o permitirem".

O acesso às redes sociais foi barrado a Donald Trump depois da invasão ao Capitólio, que aconteceu no dia 6 de janeiro. Nesta altura, a gigante tecnológica considerou que o antigo presidente norte-americano utilizou as redes sociais para incitar e promover a invasão. 

REUTERS/Erin Scott/File Photo

 

"Tendo em conta a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do sr. Trump, acreditamos que as suas ações constituíram uma violação grave das nossas regras, que merecem a maior penalidade disponível nos novos protocolos de aplicação. Suspendemos as suas contas por dois anos, a partir da data da suspensão, que foi iniciada a 7 de janeiro deste ano", escreveu a empresa.  

O Facebook estabelece vários níveis de penalização para figuras públicas - um mês, seis meses, um ano e dois anos. "O incumprimento após as restrições iniciais estão sujeitas a penalidades mais severas, até e incluindo a eliminação permanente".

Daqui a dois anos, o Facebook volta a avaliar o caso, tendo em conta "fatores externos, incluindo casos de violência, restrições a reuniões pacíficas e outros indicadores de agitação civil". Se a equipa responsável por avaliar estes pontos considerar que existe ainda um "risco para a segurança pública", Donald Trump manter-se-á afastado das redes sociais. "Manteremos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos a reavaliar até que o risco diminua."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela