Secções
Entrar

Trump promete aprovar reforma da imigração baseada em “méritos”

11 de julho de 2020 às 09:44

O anúncio de Trump acontece três semanas após a derrota do candidato republicano no Supremo Tribunal dos EUA, que o impediu de eliminar o programa DACA, que protege da deportação os jovens indocumentados.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que aprovará uma reforma da imigração através de uma ordem executiva e baseada em "méritos", que dará aos estudantes conhecidos como "sonhadores" uma via para a cidadania.

As declarações de Donald Trump foras proferidas numa entrevista à estação televisiva Telemundo.

O republicano, que visitou Miami na sexta-feira e se reuniu com a comunidade cubana e venezuelana, disse ao jornalista José Diaz Balart que aprovaria esta reforma por ordem executiva, embora também tenha indicado que seria "um grande projeto de lei".

Trump não revelou pormenores sobre a iniciativa ou os desafios que enfrentaria uma ordem executiva para mudar o sistema de imigração, da responsabilidade do Congresso dos Estados Unidos.

A última vez que uma reforma migratória esteve perto de se tornar uma realidade no Congresso dos EUA foi em 2013, durante a Administração de Barack Obama (2009-2017).

Nessa ocasião, um projeto de lei bipartidário passou no Senado e foi bloqueado na então Câmara dos Representantes Republicana, devido à relutância do então presidente da Câmara Conservadora, John Boehner, em levá-lo a votação.

O anúncio de Trump acontece três semanas após a derrota do candidato republicano no Supremo Tribunal dos EUA, que o impediu de eliminar o Programa de Ação Diferida para Chegadas de Crianças (DACA), que protege da deportação os jovens indocumentados, conhecidos como "sonhadores".

A decisão implica que o Governo permita a renovação das autorizações para cerca de 650.000 imigrantes abrangidos pelo DACA, criado através de uma ordem executiva em 2012, pelo então Presidente Obama.

"Estou a assumir o DACA", disse Trump à Telemundo. "O DACA vai ficar bem, nas próximas semanas vou assinar uma grande ordem executiva sobre imigração e vou incluir o DACA. O Supremo Tribunal deu-me poderes para o fazer, vai fazer parte de uma grande lei por méritos, vai incluir o DACA e as pessoas vão ficar muito felizes", disse o presidente dos EUA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela