Secções
Entrar

Trump escolhe Mark Esper para secretário de Estado da Defesa dos EUA

22 de junho de 2019 às 08:42

Um ex-soldado, Esper, de 55 anos, lutou no Iraque durante a Guerra do Golfo de 1991, antes de voltar para a indústria de defesa.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, indicou na sexta-feira Mark Esper para secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, informou a Casa Branca, numa altura de nova escalada de tensão entre Washington e Teerão.

A nomeação de Esper, que substituiu Patrick Shanahan, ainda terá de aprovada pelo Senado dos EUA.

Além de Esper, Trump nomeou David L. Norquist como o "número dois" do Pentágono e Ryan D. McCarthy como o novo secretário do Exército.

Trump já tinha avançado a sua intenção de escolher Esper como novo chefe do Pentágono na terça-feira, quando anunciou que Patrick M. Shanahan, secretário de Estado da Defesa interino, após a demissão de James Mattis em 2018, ter renunciado ao cargo alegando por motivos pessoais.

"O Mark e eu não temos dúvidas de que ele fará um trabalho fantástico!", Disse Trump no Twitter.

Trump nomeou-o em 2017 como secretário do Exército, cargo para o qual foi confirmado no Senado por 89 votos a favor e 6 contra.

Um ex-soldado, Esper, de 55 anos, lutou no Iraque durante a Guerra do Golfo de 1991, antes de voltar para a indústria de defesa.

Para além disso, o novo secretário de Estado da Defesa já tinha sido assessor de política de defesa no Senado, trabalhou para a Câmara de Comércio dos Estados Unidos em questões de propriedade intelectual e para a American Aerospace Industries Association.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela