Secções
Entrar

Trump admite derrota dos republicanos nas eleições intercalares de 2026

Lusa 14 de dezembro de 2025 às 09:31

"Criei a maior economia da história. Mas leva tempo para as pessoas perceberem isso", afirmou o presidente dos EUA.

Donald Trump reconheceu que os republicanos podem perder as eleições intercalares de 2026, apesar do que considera o sucesso da política econímica da Casa Branca, numa entrevista concedida ao Wall Street Journal (WSJ) publicada no sábado.
“Não é nada de especial”: Trump comenta divulgação de novas fotografias do espólio de Epstein
"Criei a maior economia da história. Mas leva tempo para as pessoas perceberem isso", afirmou o presidente dos Estados Unidos na entrevista que o jornal económico diz ter realizado na sexta-feira no Sala Oval da Casa Branca. "Todo esse dinheiro que está a entrar no nosso país [permite] neste momento construir coisas: fábricas de automóveis, inteligência artificial (IA), muitas coisas. [Mas] não posso dizer como isso será traduzido pelo eleitor. Tudo o que posso fazer é o meu trabalho", admitiu o chefe de Estado republicano. Donald Trump afirma regularmente que a economia dos Estados Unidos está florescer desde o seu regresso à Casa Branca em 20 de janeiro, e continua a atribuir a responsabilidade pela inflação ao antecessor democrata, Joe Biden. "Acho que daqui a alguns meses, quando falarmos das eleições, o nível dos preços estará bom", afirmou ao WSJ, quando falta menos de um ano para as eleições a meio de mandato, que permitirão, no início de novembro de 2026, renovar a Câmara dos Representantes e um terço do Senado. "Mesmo aqueles que tiveram uma presidência bem-sucedida", sofreram reveses, reconheceu o ex-promotor imobiliário de 79 anos, eleito pela primeira vez em 2016. "Veremos o que vai acontecer. Devemos ganhar. Mas, estatisticamente, é muito difícil ganhar", admitiu Trump. De acordo com uma sondagem de opinião da Universidade de Chicago para a agência Associated Press, publicada na passada quinta-feira, apenas 31% dos norte-americanos estão satisfeitos com a política económica de Donald Trump. "Quando é que as sondagens irão a grandeza da América de hoje?", questionou na rede social que lhe pertence, Truth Social. "Quando é que finalmente dirão que eu criei, sem inflação, talvez a melhor economia da história do nosso país? Quando é que as pessoas vão entender o que está a acontecer?", acrescentou numa publicação esta sexta-feira.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela