Secções
Entrar

Teste de míssil coloca EUA ao alcance da Coreia do Norte, diz Jong-un

29 de julho de 2017 às 08:16

Regime crê ter comprovado que pode disparar "em qualquer lugar, a qualquer hora"


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que o segundo teste com um míssil balístico intercontinental (ICBM), realizado na sexta-feira, coloca o território dos Estados Unidos ao alcance de um ataque de Pyongyang, segundo a agência norte-coreana KCNA.

1 de 3
Kim Jong Un
Foto: KCNA/via REUTERS

Kim Jong-un afirmou que o teste demonstrou a capacidade da Coreia do Norte para disparar "em qualquer lugar, a qualquer hora", de acordo com a agência estatal.

"O líder declarou orgulhosamente que o teste confirma que o território continental dos Estados Unidos está dentro do nosso alcance de tiro", acrescentou.

Seul condena "duramente" o novo lançamento de míssil por Pyongyang
O Governo sul-coreano condenou hoje duramente o novo lançamento de um míssil intercontinental (ICBM) realizado pela Coreia do Norte e alertou que o regime vai enfrentar "isolamento diplomático e pressão económica" se continuar a realizar testes de armamento.

"O Governo condena duramente esta última provocação, que constitui uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representa uma grave ameaça para a paz e segurança, não apenas na região, mas em todo o planeta", explicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano em comunicado.

"A Coreia do Norte devia ter em mente que o que vai obter com as suas contínuas provocações será apenas isolamento diplomático e pressão económica", acrescenta o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela