Secções
Entrar

Tempestade atinge Irlanda, Reino Unido, França e Alemanha

03 de janeiro de 2018 às 13:15

Uma violenta tempestade deixou já milhares de casas sem electricidade e provocou perturbações no tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo.

Uma forte tempestade, com ventos de 150 quilómetros por hora, está esta quarta-feira a afectar zonas do Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha. Milhares de casas estão sem electricidade e há vários relatos de perturbações no tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo.

1 de 15
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Chuva forte, queda de granizo e trovoadas levaram ao encerramento de pontes e estradas no Reino Unido. No sudoeste de Inglaterra, inclusive, o estado do mar destruiu o paredão do porto de Cornwall.

As autoridades britânicas ordenaram o encerramento de três grandes autoestradas de Inglaterra devido a uma série de capotamentos de automóveis, que ocorreram na sequência de vento e chuva fortes.

Em Cumbria, a noroeste de Londres, as rajadas atingiram na manhã desta quarta-feira 160 quilómetros por hora, de acordo com o instituto nacional de meteorologia britânico, Met Office.

A tempestade Eleanor atravessou o Canal da Mancha e assolou nas últimas horas o norte de França e a Alemanha, podendo registar-se ao longo do dia ventos até 130 Km/h.

Em França, as autoridades estimam que cerca de 200.000 residências por todo o país - especialmente oeste e norte - estejam sem energia, incluindo 30.000 na região de Paris. Bretanha, Mancha norte e região de Paris foram particularmente afectadas por ventos fortes.

Em Paris, registaram-se perturbações nas partidas e chegadas no aeroporto parisiense de Charles de Gaulle e a Torre Eiffel, parques, jardins e cemitérios estão encerrados durante o dia de hoje.

Praticamente todos os distritos do litoral norte estão sob alerta laranja devido ao estado do mar.

Ainda em França, a tempestade estendeu-se nas últimas horas ao leste do país, onde os aeroportos de Estrasburgo e Basileia-Mulhouse tiveram de suspender as partidas durante parte da manhã.

Também o aeroporto de Zurique, na Suíça, registou o cancelamento de voos, enquanto outros foram redireccionados para outros aeroportos.

Na Alemanha, o cenário das últimas horas foi de estradas inundadas, árvores derrubadas e comboios descarrilados em várias regiões.

A circulação de auto-caravanas e roulottes, pesados sem carga, motorizadas e peões foi proibida nos locais especialmente expostos, como a ponte da Normandia e o viaduto de Grand Canal (oeste). A zona ocidental do país é até ao momento a mais afectada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela