Secções
Entrar

Tarifas: Governo canadiano responde a taxa de Trump com viragem para a Europa

Lusa 12 de julho de 2025 às 11:23

"À medida que os Estados Unidos enfraquecem, vamos fortalecer-nos, diversificar e virar-nos para a Europa", afirmou a ministra canadiana da Inovação, Ciência e Indústria.

O Governo canadiano afirmou este sábado que pretender "virar-se para a Europa", após o Presidente dos Estados Unidos ameaçar impor uma tarifa de 35% sobre as importações vindas do Canadá, a partir de 01 de agosto.

Sean Kilpatrick/The Canadian Press via A

Mélanie Joly, ministra canadiana da Inovação, Ciência e Indústria, afirmou hoje em conferência de imprensa que Otava "precisa de "estar mais próximo" dos seus aliados.

"À medida que os Estados Unidos enfraquecem, vamos fortalecer-nos, diversificar e virar-nos para a Europa", afirmou, acompanhada pelo vice-presidente executivo de Prosperidade e Estratégia Industrial da Comissão Europeia, Stéphane Séjourné.

Tal como já tinha feito com outros parceiros comerciais esta semana, Donald Trump anunciou na quinta-feira que vai impor uma sobretaxa, de 35%, sobre as importações vindas do Canadá, a partir de 01 de agosto, "independentemente de quaisquer tarifas setoriais".

"Em vez de trabalhar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com as suas próprias tarifas", justificou o Presidente norte-americano.

Trump especificou que as tarifas serão adicionadas às impostas a setores específicos, como o aço ou os automóveis, duas das principais exportações do Canadá para os Estados Unidos, o maior parceiro comercial de Otava.

Numa carta enviada ao primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, e partilhada na rede Truth Social, Trump atribuiu a decisão também à falta de esforços no combate ao influxo de fentanil, um poderoso opiáceo, apesar de as apreensões desta droga nas fronteiras dos dois países serem insignificantes.

O republicano acrescentou que poderia considerar ajustar a tarifa se o Canadá ajudasse os Estados Unidos a conter o fluxo de fentanil.

"Estas tarifas podem ser alteradas, para mais ou para menos, dependendo da nossa relação com o seu país", alertou Trump, numa carta dirigida ao primeiro-ministro.

Esta sexta-feira, a emissora pública canadiana CBC informou que os EUA estão a considerar a isenção da taxa de 35%, em princípio, para os produtos canadianos sujeitos ao acordo comercial trilateral USMCA, que inclui também o México.

Joly indicou que o seu governo não tornará públicos os detalhes das negociações e que a diplomacia económica é "mais importante do que nunca" neste momento.

"Esta diplomacia económica não seria normalmente necessária num mundo normal, mas estes não são tempos normais", enfatizou a representante do governo canadiano em Otava.  

A carta a Carney foi a última de 20 cartas enviadas pelo Presidente norte-americano a parceiros comerciais de todo o mundo desde segunda-feira.

Na quinta-feira à noite, Trump anunciou, numa entrevista por telefone com a emissora norte-americana NBC que planeava enviar uma carta semelhante à União Europeia (UE) "hoje ou amanhã" (quinta-feira ou hoje).

"Gostaria de fazer isso hoje" (quinta-feira), disse o chefe de Estado.

"Estou a falar com a UE, que, como sabem, é composta por vários países, e também com o Canadá. Devemos enviar [as cartas] nas próximas horas", acrescentou Trump.

Na quarta-feira, o Presidente norte-americano anunciou que as tarifas de 50% sobre as importações de cobre entram em vigor a 01 de agosto.

Em 2024, os Estados Unidos importaram quase metade do cobre que consumiram, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, sendo que a maioria das remessas vieram do Chile e do Canadá.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela