Secções
Entrar

Sismo de magnitude 5,6 atinge região de Fukushima

28 de fevereiro de 2017 às 09:13

Até ao momento, não foram registados problemas nas centrais nucleares da zona, indicou o canal de televisão japonês NHK

Um terramoto de magnitude 5,6 na escala de Richter atingiu hoje a cidade japonesa de Fukushima, no noroeste do Japão, mas não foi accionado o alerta de tsunami, informou a agência meteorológica japonesa (JMA).

O sismo aconteceu às 16:49 horas, horário local (07:49 em Lisboa), e teve o seu epicentro a 50 quilómetros de profundidade na baía de Fukushima, na ilha de Honshu - a maior do arquipélago japonês --, e a 280 quilómetros a noroeste de Tóquio.

Até ao momento, não foram registados problemas nas centrais nucleares da zona, indicou o canal de televisão japonês NHK.

O terramoto também foi sentido em Tóquio.

Fukushima foi uma das regiões mais afectadas pelo forte sismo de magnitude 9 na escala de Richter e pelo posterior tsunami que ocorreram no dia 11 de Março de 2011, devastando a costa noroeste e causando mais de 18 mil mortos e desaparecidos no Japão.

O terramoto de 2011 provocou a pior catástrofe numa central nuclear desde o acidente na central nuclear Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

O Japão está sobre o chamado 'anel de fogo', uma das zonas sísmicas mais activas do mundo e sofre terramotos com relativa frequência, assim, as estruturas estão especialmente desenhadas para aguentar os tremores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela