Secções
Entrar

Síria: Pelo menos oito civis mortos em raide à cidade de Douma

07 de abril de 2018 às 11:18

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, já morreram mais de 40 pessoas, entre elas oito crianças, desde sexta-feira.

Oito civis morreram este sábado no seguimento de 'raides' aéreos à cidade de Douma, o último reduto da oposição que resiste em Ghouta Oriental no qual o regime sírio montou uma ofensiva para fazer cair os rebeldes, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Por seu turno, os bombardeamentos dos rebeldes em Damasco mataram seis civis, de acordo com a televisão estatal síria, enquanto o regime e os seus aliados russos acusam os insurgentes de lançar bombas e foguetes mortais na capital.

Segundo avançou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, ao início da manhã de hoje, já morreram mais de 40 pessoas, entre elas oito crianças, desde sexta-feira.

A Organização Não Governamental (ONG) indicou que desde a passada meia-noite registaram-se, pelo menos, 56 incursões aéreas contra Duma, coincidindo com o lançamento de misseis contra a cidade, onde até à tarde de sexta-feira se negociava a rendição dos últimos rebeldes que ainda nela permanecem.

As forças armadas sírias iniciaram na sexta-feira um assalto à cidade, após o fracasso das negociações para a tomada de Douma.

O observatório denunciou também o lançamento de, pelo menos, 25 barris explosivos, uma arma pouco precisa e que coloca em perigo a vida dos civis.

Paralelamente, eclodiram combates entre a facção Yeish al Islam (O Exército do Islão) e as forças governamentais e suas aliadas após um ataque destas últimas contra as zonas de Basatin al Rihan e Masraba.

Continuaram igualmente a lançar projecteis em zonas distintas de Damasco e arredores, sob o domínio das tropas leais ao presidente sírio, Bachar al Asad.

Calcula-se que possa haver entre 78.000 e 150.000 pessoas na cidade, de acordo com os últimos dados da Oficina de Coordenação Humanitária (OCHA) da ONU na Síria.

Depois dos avanços militares e os acordos com as distintas facções islamitas da região, as forças armadas sírias controlam 94% da zona.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela