Secções
Entrar

Sete migrantes morreram quando rumavam aos EUA

23 de novembro de 2018 às 07:28

Quatro caravanas de migrantes da América Central, com cerca de dez mil pessoas, a maioria das Honduras e de El Salvador, está a percorrer o México com o objetivo de entrar nos Estados Unidos.

Pelo menos sete pessoas morreram desde que a primeira caravana de migrantes centro-americanos deixou São Pedro Sula, nas Honduras, em 13 de outubro, rumo aos Estados Unidos, informou na quinta-feira o Governo hondurenho.

"Até hoje, infelizmente, sete hondurenhos [da caravana de migrantes] morreram por diversas causas. Com o apoio do Governo, quatro foram já repatriados até às famílias e outros três estão em processo", lê-se num comunicado assinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Quatro caravanas de migrantes da América Central, com cerca de dez mil pessoas, a maioria das Honduras e de El Salvador, está a percorrer o México com o objetivo de entrar nos Estados Unidos.

A maioria, cerca de seis mil, encontra-se acampada na cidade mexicana de Tijuana, que faz fronteira com os Estados Unidos.

O Presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, já pediu ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o acompanhamento dos refugiados.

Na terça-feira, Guterres pediu às pessoas que integram as caravanas de migrante que fiquem atentos a "toda a informação sobre os procedimentos legais".

"As pessoas que viajam na caravana necessitam de cooperar e ouvir com atenção a informação disponível sobre os procedimentos legais disponíveis", disse António Guterres, citado pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Quarta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira com o México por um período não revelado, caso considere que o seu aliado do sul perdeu o "controlo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela